03 maio, 2007

Os portugueses

Estive a semana passada numa conferência internacional, que este ano decorreu em Cascais. Nada a dizer, embora a logística de evento destes para mais de 100 pessoas não seja pêra doce.
Não fosse uma das guias turísticas deste nosso belo pais à beira mar plantado, a coisa tinha corrido 99% perfeita.
Esta senhora, de nome Madalena, contava aos alegres turistas, partes da história do nosso pais relacionadas com o que íamos vendo: falou dos Jerónimos, do Marquês de Pombal, de Alfama e do castelo como uma verdadeira profissional!
O pior era para quando lhe dava para os fait-divers. Eis algumas “pérolas” da senhora:
- Quando passámos pela marginal, e à falta de melhor coisa para dizer… “vão ver muitas pessoas a passear na marginal, o facto é que dizem que vão fazer exercício, mas não correm mais de 5 minutos, ficando a restante hora a meia sentados na esplanada a beber café ou cerveja, não que bebam cerveja de manhã, mas bebem realmente muito…”
- “Um europeu do norte é muito mais rápido do que um português. Enquanto um português anda 100 passos, um alemão por exemplo, já avançou 200…”
- “O primeiro-ministro de Portugal é o José Sócrates, mas ninguém está satisfeito com o governo…”
- “Os portugueses são desorganizados, é genético, não há nada a fazer”
Havia outras frases igualmente “engraçadas”, mas felizmente já consegui esquecer!
De cada vez que a senhora abria a boca com semelhantes frases, os meus colegas estrangeiros olhavam para mim com um sorriso rasgado na face. A mim só me restava a alternativa de levar as mãos à cabeça com vergonha de tais afirmações.
Mas a coisa acabou por se compor. A palavra passou como um rastilho de pólvora e todos os estrangeiros queriam viajar no mesmo autocarro que a Madalena, dizendo que ela era óptima entertainer e divertiram-se imenso com os dizeres e saberes da senhora.
Só digo é uma coisa: ainda bem que ela se esqueceu de dizer que os portugueses têm memória de peixinho dourado J

2 comentários:

Anónimo disse...

Manelinha, sao artistas portugueses, what's new?
Agora se estas nos states a coisa seria igual, mas ao contrario , tas a ber....tudo o melhor tudo o maior tudo the best of the REST of the world.

Beijokas

Belinha no texas

António Pista disse...

Parabéns pelo blog!!

Visitem também:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Futebol e política num só!