20 maio, 2009

Rir é o melhor remédio!

O riso é para mim tão necessario como respirar. Eu aproveito todas e quaisquer oportunidades para sorrir, rir ou gargalhar. É da minha natureza.

Naturalmente há pessoas que me consideram um caso patológico, é normal. De facto, às vezes acontece-me rir às gargalhadas sem saber porquê. É que há gargalhadas tão irresistíveis que começo também a rir por contágio, sem saber porquê! Cada vez menos, é certo, e tenho pena.


Sou uma partidária do riso, e, nesta altura de vacas magras, asseguro-vos que é um excelente combustível para nos manter activos e optimistas. Para além do mais, é um calmante gratuito e sem efeitos secundários.

Pelos vistos não sou a única. Pesquisas recentes suportam que as gargalhadas dadas com vontade (não aquelas que somos forçados a dar quando o chefe conta uma piada sem graça...) podem produzir o mesmo efeito de uma sessão no ginásio: protegem o coração, aliviam o stress, fortalecem o sistema imunológico, facilitam a digestão e "limpam" os pulmões.


Vejamos melhor o riso e os seus benefícios:

"FISIOLOGIA DO BOM HUMOR
Quando soltamos uma boa gargalhada, nem imaginamos de que forma estamos a ajudar o nosso organismo. Conheça o impacto que os risos têm no corpo humano:
- CoraçãoO ritmo cardíaco acelera. Em alguns casos, os batimentos podem atingir 120 pulsações por minuto - em repouso, o coração tende a bater, em média, 70 vezes por minuto. Quando a pulsação aumenta, existe mais sangue a circular pelo organismo, o que provoca uma maior oxigenação dos tecidos.
- PulmõesDurante uma gargalhada, a absorção de oxigénio pelos pulmões aumenta. A inalação de ar é mais profunda e a expiração mais forte. Com a maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é eliminado, promovendo uma «limpeza».
- Músculos abdominaisOs músculos mais trabalhados durante uma gargalhada são os abdominais. Os movimentos funcionam como uma espécie de massagem para o sistema gastrintestinal, melhorando a digestão.
- Vasos sanguíneosCom o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneos dilatam-se, originando uma redução da pressão arterial.
- Sistema imunológicoDurante a gargalhada, os níveis de hormonas do stress baixam. Com menos cortisol e adrenalina a circularem no organismo, o sistema imunológico fortalece-se. Produzidas nos gânglios linfáticos e na medula óssea, as células de defesa do organismo não só aumentam em quantidade como também se tornam mais activas. De destacar os linfócitos B, responsáveis pela produção de anticorpos, e os linfócitos T, que detectam vírus ou bactérias. Além destes, são também importantes a imunoglobina A, um anticorpo essencial no combate às infecções do foro respiratório, e as células NK (natural killers), que permitem destruir as células cancerígenas."
© 2001 by Editora Abril. Todos os direitos reservados.


Para comprovar que estiveram atentos ao texto, e já devidamente alertados para os grandes benefícios do riso, façamos um pequeno teste. Em casa frase, escolha a hipótese que prefere:
1. a) Gargalhada vs b) Choro
2. a) O primeiro sorriso das nossos filhos vs b) O primeiro beicinho triste

3. a) Uma cara alegre vs b) Um ar carrancudo

4. a) O sorriso da florista ou b) O ar austero do senhor do talho

5. a) A tranquilidade do colega ou b) O ar zangado do chefe

Quem respondeu inequivocamente às hipóteses a) - É feliz e está bem consigo próprio.
Quem tem um mix de hipóteses a) e b) - Cuidado... caso difícil, mas ainda nem tudo está perdido.
Quem opta maioritariamente pelas hipóteses b) - Desista de se questionar porque é que não tem amigos.

Nota: Este teste é completamente tendencioso e não comprovado!

Divirtam-se! Tristezas não pagam dívidas e um sorriso abre muitas portas!



2 comentários:

Helena disse...

Não há nada que nos ponha mais animadas do que uma boa gargalhada da Muna. É contagiante.
Bjs Helena

Muna disse...

Hehehehehe. É bom rirmos juntas :D